sexta-feira, 21 de junho de 2013

Romanos 12:9-13 estudo da perícope

A exegese proposta aqui tem como finalidade prover informações a respeito de Romanos 12.9-13.
Onde podemos ver a forma que Paulo o apostolo tratando de vários assuntos que nos é relevante, a epistola aos Romanos foi escrita no tempo da permanência de Paulo na Grécia, no termino da terceira viagem missionária (Atos 20.2), ditada a Tércio (Rm 16.22) e ao admitir-se a integridade da epístola (em particular dos capítulos 15 e 16), a data de Romanos pode ser estabelecida como a.D. 57.
Do capitulo 1 ao capitulo 11 Paulo trata com muita propriedade assuntos relevantes nos aspectos de fé, salvação, bondade, Graça e Lei, ao chegar ao capitulo 12 ele muda seu discurso de ensinamento para a forma de se aplicar à vida cristã.
Ao iniciar o versículo 9 do capitulo 12 onde inicio a minha Perícope vejo o Apostolo Paulo destacando o verbo amar, que esta no presente do subjuntivo no tempo verbal progressivo nos mostrando desde o início que seria um sentimento que deveria sempre existir no coração daquele povo e que deve ser exercido sem hipocrisia  (νυπόκριτος)  e sendo ele um adjetivo nominativo no sentido apelação mostra que seria algo que eles deveriam buscar sempre para  não ser fingido e descrevendo o comportamento sincero sem motivos egoístas literalmente, "sem hipocrisia "(sincero).E desta forma nos afastarmos do mal que existe dentro de nós para nos aproximar com sinceridade ao nossos amigos e irmãos e esta atitude nos é dada para que saibamos que o mal só nos trará problemas enquanto que o bem nos aproximará de todos afim de conseguirmos pregar e viver a mensagem do evangelho. Ao usar a palavra Fraternal (φιλαδελφί) substantivo dativo demonstra um amor real que se tem para com outros e que expresse o afeto como se tem para uma pessoa da família e expressa-la não por obrigação mas por livre vontade a todos os filhos de Deus (Vs. 10 cap. 12).
Ao dar inicio ao versículo 11 o Apostolo Paulo expressa o cuidado maior para com o que fazemos em relação a obra de Deus (“11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor”;)
Paulo usa a palavra σπουδη   substantivo - dativo  que nos leva a saber seu uso como (por implicação) sinceridade - (sério), diligência, ao que nos podemos ver três implicações ao zelo que estão vinculadas entre si:
-Não sejais remissos no caráter negativo- οκνηροι   adjetivo - nominativo masculino plural no sentido de tardia, ou seja, indolente; (figurativamente) cansativo – preguiçoso ao fazer o bem.
- Sede fervorosos de espírito ζεοντες   verbo - presente particípio ativo - nominativo plural masculino ser quente, ou seja, ser fervoroso (sério) – a este é correspondente ao exortar-nos ao fervor no Espírito Santo é Ele que nos conduz a fazer todas as coisas, porque o que fazemos , não o fazemos para nós , mas sim para Deus.
Quando estudamos o versículo 12 “regozijai-vos na esperança, sede paciente na tribulação, na oração, perseverantes;”
Da mesma forma este versículo esta ligado ao texto que nos mostra também três exortações:
-A primeira é que sejamos felizes e alegres, χαιροντες   verbo - presente particípio ativo - nominativo plural masculino :   ser alegre, ou seja, calmamente feliz ou, especialmente, estar bem em qualquer circunstancia
 -A segunda é ser pacientes mesmo passando por tribulações, ao que se usa a palavra  θλιψει-  substantivo - dativo singular feminino no sentido de pressão – aflitos ,angústia, sobrecarregados, perseguição, tribulação, porque embora não saibamos o que esta para acontecer, cremos que Deus tem o melhor para aqueles que são seus filhos.
-A terceira é que sejamos perseverantes na oração, onde nos ensina a não deixarmos de orar em hipótese alguma “em qualquer situação”
No versículo 13 lemos “compartilhai as necessidadeí dos santos; praticai a hospitalidade;”
Concluímos a exegese da Perícope onde o apostolo Paulo usando as palavras χρειαις   substantivo - dativo plural feminino :  ou seja, um caso, a necessidade ou, falta.
φιλοξενιαν  substantivo - acusativo singular feminino no sentido : entreter o estranho, hospitalidade.
Define a pratica dos filhos de Deus em relação aos irmãos que estão ao seu lado, mas não no sentido de compartilhar das necessidades dos santos, mas sim de participar das suas necessidades, o substantivo correspondente significa praticante, pois podemos encontrá-lo também em (Mt 23.30;1Co 10.18-20) sendo usado como no sentido de termos que nos identificar com as necessidades dos santos.
Ao usar o verbo praticar- διωκοντες   verbo - presente particípio ativo - nominativo no sentido de: perseguir, por implicação, perseguem, fazer acontecer.
Não podemos simplesmente saber das necessidades dos irmãos e deixar de lado ou fazer de conta que esta tudo bem, no sentido de fazer vistas grosas, mas sim transformar em ação, para desta forma cumprimos com aquilo que nos pede não o Apostolo Paulo, mas sim Cristo Jesus.





Um comentário:

  1. interessante, porém, o que vc postulou de verbo (amar), se vc observar bem o termo correto é um substantivo que é nominativo feminino singular...

    - de modo que verbo implica em uma ação
    - um substantivo indica um sujeito

    ResponderExcluir